quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Sobre Bolsa e Volatilidade

               Há quem diga que a bolsa precisa de volatilidade para subir. Este grupo acredita que investidores gostam de volatilidade e com o retorno dela o fluxo de capital aumentaria em grande escala, fazendo com que o índice aumente.
                De fato, existem investidores que operam na volatilidade, pois sempre que ela se eleva há uma maior chance de se comprar na baixa e vender na alta.  Esse tipo de investidor opera no curtíssimo prazo e, na maioria dos casos, não considera os fundamentos; mas as aberturas e fechamentos dos gráficos de preços de ação, as linhas de tendências que se formam pelas resistências superiores e inferiores de preços e até figuras que, historicamente, precederam uma subida ou descida do preço do papel.
Entretanto, esse tipo de investidor não é aquele que fará a bolsa subir. O índice da bolsa de um país como o nosso sobre através do investimento dos chamados fundos emergentes ou BRIC’s. Como eles entram com um imenso aporte de capital, a bolsa acaba subindo.
                Note que conforme o índice aumenta mais gente vai querer investir para pegar uma fatia do bolo. E quanto mais agentes operando no mercado, maior a probabilidade de ter gente comprando e vendendo papeis fora do preço justo. Essas diversas ofertas de compra e venda em diferentes preços que aumentam a volatilidade.
                Então, podemos dizer que a bolsa não precisa de volatilidade para subir, mas quando o índice começar a crescer a volatilidade também crescerá. Um simples equivoco na ordem de causalidade de dois efeitos pode levar a uma conclusão errônea e perigosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário